testo


Sejam bem vindos todos que aqui chegarem!
Nós agradecemos a sua presença.
Este Portal tem como propósito servir amorosamente e colaborar
para o aprimoramento e desenvolvimento pessoal e espiritual do ser.
Fatima dos Anjos
Bem Vindos ao Portal Arco Íris

terça-feira, 11 de julho de 2017

DEPRESSÃO, ANSIEDADE E FADIGA: SINTOMAS DO “MOTIM” DA ALMA

DEPRESSÃO, ANSIEDADE E FADIGA:
SINTOMAS DO “MOTIM” DA ALMA
Por Charles Eisenstein
30 de maio de 2017

A depressão, a ansiedade e a fadiga são uma parte essencial de um processo de metamorfose que está se desenrolando no planeta hoje, e altamente significativo para a luz que elas vertem na transição de um mundo antigo para um novo.

Quando uma fadiga crescente ou depressão se torna séria e obtemos um diagnóstico de Epstein-Barr, ou Síndrome de Fadiga Crônica, ou hipotireoidismo, ou baixa serotonina, geralmente sentimos alívio e alarme.

Alarme: "algo está errado comigo". Alívio: pelo menos eu sei que não estou imaginando coisas; agora que eu tenho um diagnóstico, posso curar, e a vida pode voltar ao normal.
Mas é claro, uma cura para essas condições é evasiva.


A QUESTÃO

A noção de uma cura começa com a pergunta: "O que deu errado?" Mas há outra maneira radicalmente diferente de ver a fadiga e depressão que começa por perguntar: "O que é o corpo, na sua sabedoria perfeita, está respondendo?" Quando seria a escolha mais sábia para alguém não conseguir convocar a energia para participar plenamente da vida ?

A resposta está na cara. Quando nosso corpo de alma está dizendo “Não à vida”, por fadiga ou depressão, a primeira coisa a perguntar é: "A vida como eu estou vivendo é a vida certa para mim agora?"
Quando o corpo da alma está dizendo “Não à participação no mundo”, a primeira coisa a perguntar é: "O mundo como é apresentado merece minha a participação plena?"

E se houver algo tão fundamentalmente errado com o mundo, as vidas, e a maneira de nos serem oferecidos, essa retirada é a única resposta sã? Retirada, seguida de uma reentrada para um mundo, uma vida e uma maneira de ser completamente diferente das que se deixou atrás?

O objetivo não dito da vida moderna parece ser viver o máximo e o mais confortável possível, minimizar riscos e maximizar a segurança.

Vemos essa prioridade no sistema educacional, que tenta nos treinar para ser "competitivos" para que possamos "ganhar a vida". Nós a vemos no sistema médico, onde o objetivo de prolongar a vida chega a considerar se, às vezes, chegou o momento de morrer.
Nós a vemos em nosso sistema econômico, o que pressupõe que todas as pessoas são motivadas por "interesse racional", definido em termos de dinheiro, associado à própria segurança e à sobrevivência.

(E você já pensou sobre a frase "o custo da vida"?).
É suposto ser prático, não idealista; nós devemos colocar o trabalho antes do prazer. Pergunte a alguém por que permanece em um emprego que odeia e, a resposta é - "pelo seguro de saúde". Em outras palavras, ficamos em empregos que nos deixam sentindo mortos para ganhar a certeza de permanecermos vivos. Quando escolhemos o seguro de saúde sobre a paixão, estamos escolhendo a sobrevivência acima da Vida.

Em um nível profundo, que eu chamo de nível de alma, não queremos nada disso. Nós reconhecemos que estamos aqui na Terra para cumprir um propósito sagrado, e que a maioria dos trabalhos oferecidos estão abaixo da nossa dignidade como seres humanos. Mas podemos ter muito medo de deixar nossos empregos, nossas vidas planejadas, nosso seguro de saúde, ou qualquer outra segurança e conforto que recebemos em troca de nossos dons divinos. No fundo, reconhecemos essa segurança e conforto como salários de escravos, e desejamos ser livres.


UMA REBELIÃO DA ALMA

Então, a alma se revolta. Com medo de fazer a Escolha Consciente de afastar-se da vida de um escravo, contrariamente, nós fazemos a escolha inconsciente.
Não podemos mais reunir a energia para avançarmos.

Decretamos essa retirada da vida através de uma variedade de meios. Podemos convocar o vírus Epstein-Barr em nossos corpos, ou mononucleose, ou algum outro vetor de fadiga crônica. Podemos desligar a glândula tireoide ou adrenal. Podemos fechar nossa produção de serotonina no cérebro. Outras pessoas tomam uma rota diferente, incinerando o excesso de energia vital nos incêndios do vício.

De qualquer forma, estamos de alguma forma recusando participar. Nós estamos fugindo de uma cumplicidade ignóbil em um mundo errado. Nos nos recusamos a contribuir com dons divinos para o engrandecimento desse mundo.

É por isso que a abordagem convencional de resolver o problema para que possamos voltar à vida normal não funcionará.

Pode funcionar temporariamente, mas o corpo encontrará outras formas de resistir. Aumente os níveis de serotonina, e o cérebro poda algumas áreas receptoras, pensando em sua sabedoria: "Ei, eu não deveria me sentir bem com a vida em que estou vivendo agora".
No final, sempre há suicídio, um ponto final comum dos sistemas farmacêuticos que procuram nos fazer felizes com algo hostil ao nosso propósito e existência Você só pode se forçar a permanecer mais tempo na inadequação.

Quando a rebelião da alma é suprimida por muito tempo, ela pode explodir para fora em uma revolução sangrenta. Significativamente, todos os tiroteios na escola na última década envolveram pessoas com medicamentos contra a depressão. Todos eles! Para obter um vislumbre dos resultados do sistema farmacêutico de controle, examine os casos de suicídio / homicídio envolvendo depressão/ ansiedade. Eu não estou usando como uma imagem figurativa.

Na década de 1970, os dissidentes na União Soviética eram frequentemente hospitalizados em instituições mentais, e administravam medicamentos semelhantes aos usados para tratar a depressão hoje. O raciocínio era que você tinha que ser insano para ser infeliz na Utopia dos Trabalhadores Socialistas.
Quando as pessoas que tratam a depressão recebem status e prestígio do próprio sistema com o qual os pacientes não estão satisfeitos, é improvável que afirmem a validade básica da retirada do paciente da vida. "O sistema deve ser bom - afinal, ele valida meu status profissional - portanto, o problema deve estar com você".

Infelizmente, as abordagens "holísticas" não são diferentes, desde que neguem a sabedoria da rebelião do corpo. Quando elas parecem funcionar, geralmente é porque coincidem com alguma outra mudança. Quando alguém sai e recebe ajuda, ou faz uma mudança radical de modalidade, ela funciona como uma comunicação ritualística para a mente inconsciente de uma verdadeira mudança de vida. Os rituais têm o poder de tomar decisões conscientes reais para o inconsciente. Eles podem fazer parte da recuperação do poder.

Conheci inúmeras pessoas de grande compaixão e sensibilidade, pessoas que se descreveriam como "conscientes" ou "espirituais", que lutaram com a síndrome da fadiga crônica, depressão, deficiência da tiroide, etc. Estas são pessoas que chegaram a um ponto de transição em suas vidas, onde ficaram fisicamente incapazes de viver a vida antiga no mundo antigo.

Isso é porque, de fato, o mundo nos foi apresentado como normal e aceitável. É uma monstruosidade. O nosso é um planeta com sofrimento. Se você precisa de mim para convencê-lo disso, se você desconhece a destruição das florestas, dos oceanos, das zonas úmidas, das culturas, do solo, da saúde, da beleza, da dignidade e do espírito que está subjacente ao sistema em que vivemos, não tenho nada a dizer para você.
Eu só estou falando com você se você acredita que há algo profundamente errado com a maneira como estamos vivendo neste planeta.


TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Uma síndrome relacionada compreende vários "distúrbios de atenção" e "distúrbios de ansiedade" que refletem um conhecimento inconsciente de que algo está errado por aqui.

A ansiedade, como todas as emoções, tem uma função adequada. Suponha que você tenha deixado um pote no fogão e você sabe que você esqueceu algo, você simplesmente não pode lembrar o que. Você não pode descansar à vontade. Algo está incomodando você, algo está errado. Subliminalmente você cheira a fumaça. Você fica obcecado: eu deixei a água escorrer? Eu esqueci de pagar a hipoteca?

A ansiedade o mantém acordado e alerta; não deixa você descansar; isso mantém sua mente agitada, preocupada. Isso é bom. Isto é o que salva sua vida. Eventualmente, você percebe - a casa está em chamas! - e a ansiedade se transforma em pânico e ação.

Então, se você sofre de ansiedade, talvez você não tenha uma "desordem" - talvez a casa esteja em chamas.
A ansiedade é simplesmente a emoção correspondente a "Algo está perigosamente errado e não sei o que é". Isso é apenas uma desordem, se não houver nada perigosamente errado. "Nada está errado, só você" é a mensagem que qualquer terapia dá quando tenta consertar você.
Eu não concordo com essa mensagem.

O problema não é com você. Você tem bom motivo para estar ansioso. A ansiedade mantém parte da sua atenção longe de suas tarefas de “polir talheres” enquanto a casa queima, de tocar violão à medida que o Titanic afunda. Infelizmente, a inadequação em que você está aprisionado pode estar além do conhecimento dos psiquiatras que o tratam, que então concluem que o problema deve ser seu cérebro.

Do mesmo modo, o Transtorno de Déficit de Atenção, o TDAH e meu Transtorno Desafiante Oposicional (ODD) favorito são apenas distúrbios se acreditarmos que as coisas apresentadas para nossa atenção valem a pena prestar atenção. Não podemos admitir, sem colocar em causa toda a conjuntura do nosso sistema escolar, que pode não ser completamente saudável para um menino de dez anos ficar sentado durante seis horas em uma sala de aula.
Talvez a geração atual de crianças, que alguns chamam de Indigos, simplesmente tenha uma menor tolerância para a agenda de obediência da escola, motivação externa, respostas corretas e erradas, a quantificação de desempenho, regras e sinos, boletins e notas e memória permanente. Então, tentamos reforçar a atenção deles com estimulantes e subjugar sua rebelião intuitiva heróica contra a máquina de destruir o espírito.

Enquanto escrevo sobre a "inadequação" contra a qual todos nós nos rebelamos, posso ouvir alguns leitores perguntando: "E quanto ao princípio metafísico de que está "tudo bem"? Apenas relaxe, me dizem, nada está errado, tudo é parte do plano divino. Você só percebe isso como errado devido à sua limitada perspectiva humana. Tudo isso está aqui apenas para o nosso próprio desenvolvimento.
Guerra: dá às pessoas oportunidades maravilhosas para fazer escolhas heróicas e queimar o karma ruim. A vida é maravilhosa, Charles, por que você tem que achar isso errado?

Desculpem-me, mas geralmente esse raciocínio é apenas um paliativo para a consciência. Se tudo for bom, então é só porque percebemos, e experimentamos, como terrivelmente errado. A percepção da iniquidade -injustiça/desumanidade - nos leva a corrigir isso.

No entanto, seria ignorante e infrutífero julgar aqueles que não vêm nada de errado, que, inconscientes dos fatos da destruição, pensam que tudo está basicamente bom. Existe um processo de Despertar natural, no qual primeiro avançamos a toda a velocidade, participando do mundo, acreditando nisso, buscando contribuir para a Ascensão da Humanidade. Eventualmente, encontramos algo que é inegavelmente errado, talvez uma injustiça flagrante ou um grave problema de saúde ou uma tragédia próxima.

Nossa primeira resposta é pensar que este é um problema isolado, remediado com algum esforço, dentro de um sistema que é basicamente bom. Mas quando tentamos corrigi-lo, descobrimos níveis de erros mais e mais profundos.

A deterioração se espalha; vemos que há injustiça, nenhum horror pode ficar isolado. Vemos que os dissidentes desaparecidos na América do Sul, os trabalhadores infantis no Paquistão, as derrubadas das florestas da Amazônia, estão intimamente ligados entre si em uma tapeçaria grotesca que inclui todos os aspectos da vida moderna. Percebemos que os problemas são muito grandes para consertar.

Somos Chamados a viver de uma maneira totalmente diferente, começando com nossos valores e prioridades mais fundamentais.

Todos nós passamos por este processo, repetidamente, em várias áreas de nossas vidas; todas as partes do processo são corretas e necessárias.

A fase de participação plena é uma fase de crescimento em que desenvolvemos dons que serão aplicados de forma muito diferente mais tarde.

A fase de tentar consertar, suportar, uma vida que não está funcionando é uma fase de maturação que desenvolve qualidades de paciência, determinação e força.

A fase de descobrir a natureza abrangente do problema é geralmente uma fase de desespero, mas não precisa ser.

Corretamente, é uma fase de descanso, de quietude, de retirada, de preparação para um empurrão.
O impulso é um impulso de nascimento.
Crises em nossas vidas convergem e impulsionam-nos para uma nova vida, um novo ser que dificilmente podemos imaginar poderia existir, exceto que ouvimos rumores disso, ecoamos e talvez até o vislumbremos aqui e ali, concedido através da Graça em uma breve pré-visualização.

Se você estiver no meio deste processo, você não precisa sofrer se você cooperar com ele. Posso oferecer-lhe duas coisas.

Primeiro é a autoconfiança. Confie no seu desejo de afastamento, mesmo quando um milhão de mensagens estão lhe dizendo: "O mundo está bem, o que há de errado com você?
Comece com o programa. "Confie em sua crença inata de que você está aqui na Terra por algo magnífico, mesmo quando milhares de decepções lhe disseram que você é comum.

Confie no seu idealismo enterrado no coração da sua eterna criança, que diz que um mundo muito mais bonito do que esse é possível.
Confie em sua impaciência que diz que "bom o suficiente" não é bom o suficiente.

Não rotule sua nobre recusa de participar como preguiça e não a medique como uma doença. Seu corpo heróico apenas fez alguns sacrifícios para atender ao seu crescimento.

A segunda coisa que posso lhe oferecer é um mapa. A vjornada que descrevi não é sempre linear, e você pode encontrar-se de vez em quando revisitando o território anterior.
Quando você encontrar a vida certa, quando você encontrar a expressão certa de seus dons, você receberá um Sinal inconfundível. Você ficará estimulado e vivo.
Muitas pessoas o precederam nesta jornada, e muitas outras seguirão nos próximos tempos. Porque o velho mundo está caindo aos pedaços, e as crises que iniciam a jornada estão convergindo para nós.

Logo, muitas pessoas seguirão os caminhos em que fomos pioneiros.

Cada jornada é única, mas todos compartilham a mesma dinâmica básica que descrevi. Quando você passou por isso e entendeu a necessidade e a justiça de cada uma de suas fases, você estará preparado para ajudar o parto de outras pessoas também.
A sua condição, em todos os anos, o preparou para isso.
Preparou você para facilitar a passagem daqueles que irão seguir.

Tudo o que você passou, todo o desespero, foi necessário para você forjar um Curador e um Guia.

A necessidade é grande. O tempo chega em breve.
Charles Eisenstein
https://www.consciousreminder.com/2017/05/30/mutiny-of-the-soul/


Tradução: Vilma Capuano <vilmacapuano@yahoo.com.br>  

Nenhum comentário:

Postar um comentário